Urubu Cultural

Urubu Cultural

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O herói lacobrigense

O herói lacobrigense, come figos e bolos à da Taquelim. Gosta também muito de Dom Rodrigos com aguardente de medronho. Como todos os heróis dignos desse nome, não pinta as unhas, nem usa uma pluma no cabelo.
Quando visiona um estrangeiro, insulta-o deste modo:
- Seu bastardo fodedor de mães! Filho de uma cadela!
Os estrangeiros ficam muito contentes, pois julgam ser um cumprimento e oferecem-lhe limonada com gelo, e demasiado doce (qualquer dia, o herói lacobrigense está diabético).
Quem tratava dele era o doutor Paz Pereira, que Deus tem. Reza muito ao São Gonçalo porque é muito crente e devoto deste santo-homem, que no céu zela pelo bem-estar dos pescadores, em alto e baixo mar. O santo quer velas e mais velas, é muito guloso, quando quer muito que algo se realize, o herói lacobrigense dá-lhe uma vela de cera de abelha, que são as que os santos preferem. Quando que pecados normais, dá-lhe das de parafina. O herói lacobrigense também gosta muito de ir à dos Rascaços, tomar imperial fresquinha, pela tardinha, com alguns tremoços, para esquecer os desgostos, que são mais que muitos a esta hora em que vos escrevo.
O herói lacobrigense, quando tem a sensação de estar a ser observado, fica muito incomodado, levanta-se da cadeira e vai para casa lavar o cabelo, que está muito oleoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário